Oito sinais que você encontrou sua vocação profissional

Você se pergunta se finalmente encontrou o emprego dos sonhos ou se seu trabalho atual é apenas mais um no caminho para algo mais significativo? Confira os sinais que mostram se você encontrou sua vocação.


O emprego dos sonhos é aquele em que seu coração está. Você se sente satisfeito e motivado com o que faz, pois sabe que não está apenas “cumprindo tabela” para pagar as contas, mas realizando os sonhos de sua carreira como profissional. Seu emprego atual parece mais um degrau para a próxima oportunidade ou você acha que finalmente encontrou aquilo que deseja fazer, sua vocação?

Confira a seguir os oitos sinais que indicam se você encontrou o emprego dos sonhos:

1. Não parece trabalho
O trabalho de sua vida ou sua vocação não parece um emprego, e sim um estilo de vida. Ele permite que você se desenvolva em diversos aspectos, inclusive nos pessoais. Você chega até mesmo a se perguntar "eu estou realmente trabalhando?".

2. Ele está alinhado com seus principais valores
Sua vocação profissional é uma extensão de seus valores e perspectivas. Você vive em coerência e equilíbrio porque ele está de acordo com quem você realmente é e deseja ser. Essa concordância traz inspiração e perseverança para todos os momentos, bons e de dificuldades.

3. Você está disposto a sofrer

A palavra paixão vem do latim "passio" que quer dizer sofrimento ou ato de suportar. Fazer o trabalho de seus sonhos não quer dizer que você não terá problemas ou encontrará dificuldades. A diferença estará em como você irá enfrentá-los e superá-los.

4. Você não percebe o tempo passar
Quando fazemos algo que gostamos o foco e concentração não são difíceis de alcançar e manter, pelo contrário, você consegue trabalhar por horas sem ver o tempo passar.

5. Você aproveita sua vida
Sua vocação não é o tipo de trabalho que suga todas as horas vagas de sua rotina. Você tem tempo para aproveitar momentos de lazer e descanso, sem perder o ritmo de trabalho porque ele se encaixa perfeitamente em seu estilo de vida.

6. O comprometimento é automático
Quando você identifica e trabalha com sua vocação, a questão do comprometimento é praticamente irrelevante, pois você se sente mais do que honrado em realizar o que faz. Mais do que um emprego, o trabalho de seus sonhos tem a ver com quem você é e se deseja ser, pois para você é praticamente impossível pensar em outras coisas nas quais gostaria de trabalhar.

7. As pessoas percebem
As pessoas que realmente importam - seus amigos e familiares - percebem com facilidade que você trabalha onde seu coração gostaria de estar. Comentários como "nunca vi você tão sereno e satisfeito" ou "você está sempre vibrante depois que começou a fazer isso" são comuns quando se está no caminho certo.

8. Você fica cansado, mas não desanimado
No fi m do dia você pode se sentir exausto, mas ainda assim, com um sentimento de satisfação insubstituível. O tipo de cansaço que você sente não é desanimador, mas sim um catalisador para se dedicar ainda mais no dia seguinte, pois você percebe que seu esforço traz cada vez mais significado para o que faz.



*Essa dica foi publicada no site Universia, em 5/11/2012