Relaxe sem culpa: 15 filmes ajudam a revisar conteúdos para o Enem e os vestibulares


 

O início das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012 e da maratona de vestibulares se aproxima e agora a recomendação dos professores ouvidos pelo UOL é descansar aos finais de semana. Mas, se você é daqueles estudantes que não consegue "desligar", assistir a filmes que tenham relação com o conteúdo cobrado pelas provas é uma maneira de relaxar sem culpa. 

Para Luis Otavio Targa, professor de biologia do colégio Vértice, o filme sozinho não ajuda o candidato a se preparar para o vestibular. “Tem que assistir ao filme já embasado no conteúdo que ele aborda. Depois de ver o filme tem que escrever o que entendeu, questionar e debater com alguém – pai, irmão, professor”, afirmou Targa, que também é responsável por uma disciplina optativa no colégio que utiliza filmes para trabalhar temas diversos. 

O professor destaca que é preciso não deixar passar nenhuma dúvida sobre as cenas, “se não entendeu, volte e assista a mesma parte até entender”. “Alguns filmes você acha o roteiro comentado na internet, como filmes brasileiros, o que também pode ajudar muito a fazer relações com as disciplinas”, disse Targa.

Confira uma seleção de quinze filmes, entre documentários, ficção e animação, que podem ajudar nos estudos. A lista foi elaborada com a ajuda do professor Luis Otavio Targa.

1.       "Adeus, Lênin" (Alemanha, 2003) ajuda o estudante a ver como era a vida na antiga Alemanha Oriental comunista. Serve também para reflexões sobre a queda do muro de Berlim e a reunificação da Alemanha

 

2.       "Diamante de Sangue" (EUA, 2006) pode ajudar o vestibulando nos estudos sobre África e desigualdades sociais. O filme trata do contrabando de minérios e da guerra civil na Serra Leoa.

 

3.       "Diários de Motocicleta" (Brasil e outros, 2004) mostra a viagem de moto feita pela América do Sul por Ernesto Guevara, aos 23 anos, antes de se tornar "Che" e tomar parte na Revolução Cubana. Muitos jovens identificam-se com a figura política de Che Guevara. O filme traz para eles um pouco da vida pessoal dessa importante figura política. Além disso, poderá desencadear uma discussão sobre a atual alienação do jovem em relação às questões políticas.

 

4.       "Hotel Ruanda" (África do Sul, 2004) mostra o conflito civil entre tutsis e hutus ocorrido em Ruanda, em 1994, que ficou conhecido como o maior genocídio africano dos tempos modernos.

 

5.       "Notícias de uma Guerra Particular" (Brasil, 1999) é um documentário que discute a violência e o poder adquirido pelo tráfico de drogas no Rio de Janeiro. A temática é semelhante a dos filmes ficcionais "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles, e "Tropa de Elite", de José Padilha.

 

6.       "Tropa de Elite 2" (Brasil, 2010) é o segundo filme da série de José Padilha e mostra o combate ao tráfico de drogas e às milícias no Rio de Janeiro.

 

7.       "Persépolis" (França, 2007) pode servir como referência para os estudos sobre Revolução Islâmica e a crise no mundo Árabe. O filme conta a história de Marji, uma garota de 8 anos que acompanha a queda do Xá e a entrada da nova República Islâmica. Obrigada a usar véu, Marji quer se tornar revolucionária.

 

8.       "Quanto Vale ou é por Quilo?" (Brasil, 2005) é um filme ligado à temática racial. Segundo Luis Otavio Targa, professor do colégio Vértice, a partir dele é possível gerar uma discussão sobre cotas em universidades e desigualdade racial. O debate sobre as cotas é muito atual por causa das medidas tomadas pelo Supremo e da Lei de Cotas assinada pela presidente Dilma. Além disso, o filme retoma alguns conceitos históricos do Brasil, como por exemplo, escravidão e a carta de alforria.

 

9.       “Xingu" (Brasil, 2011) mostra a interação entre o homem moderno e as tribos indígenas. Para Luis Otavio Targa, professor do colégio Vértice, o filme evidencia que é necessário muitas vezes não intervir para que a cultura indígena seja preservada. Além disso, o estudante pode traçar um paralelo sobre a atual situação da região, retomando debates sobre a usina hidrelétrica de Belo Monte e fronteiras agrícolas [desmatamento da Amazônia].

 

10.   "Laranja Mecânica" (Reino Unido, 1971), de Stanley Kubrick, é uma mostra de métodos utilizados pelo Estado para o controle da violência.

 

11.   "Lixo Extraordinário" (Brasil/Reino Unido, 2010) é um filme que pode ajudar no debate sobre inclusão social e o papel da arte. A questão dos lixões e do excedente de lixo também pode ser discutida a partir do filme.

 

12.   Animações como "Procurando Nemo" (EUA, 2003) podem ajudar a fixar conceitos de ecologia, como nicho ecológico, poluição ambiental e relações ecológicas. Segundo Luis Otavio Targa, professor do colégio Vértice, outros título como "Madagascar", "A Era do Gelo", "Vida de Inseto" e "Rio" também podem auxiliar nos estudos da biologia, no entanto, ele alerta: "É importante que o estudante assista a esses filmes com a intenção de revisar e verificar conceitos já estudados, pois eles podem apresentar algumas falhas conceituais”.

 

13.   "O Menino do Pijama Listrado" (EUA, 2008) ajuda a discutir o conceito de eugenia e exemplifica os campos de concentração nazistas.

 

14.   "Preciosa" (EUA, 2009) aborda exclusão e desigualdade social a partir da história de Claireece Preciosa Jones. Abusada pela mãe e violentada pelo pai, ela cresce pobre, irritada, analfabeta, gorda, sem amor e geralmente passa despercebida.

 

15.   O "Ano em que Meus Pais Saíram de Férias" (Brasil, 2006) mostra a ditadura militar brasileira sob a ótica de um menino cujos pais "saíram de férias". De acordo com Luis Otavio Targa, professor do colégio Vértice, "o filme aborda de maneira muito inteligente um dos períodos mais obscuros do Brasil”.