A primeira impressão é a que fica - Como se preparar para uma entrevista - vestimenta.

Você já deve ter ouvido a frase “A primeira impressão é a que fica”. Esta frase serve para todas as ocasiões, então, se prepare bem para ir a uma entrevista de emprego.
Roupa adequada, barba bem feita, maquiagem simples e discreta, tom de voz e cabelos bem cortados são alguns dos requisitos básicos para se ter sucesso em um processo seletivo. Veja algumas dicas para esta importante ocasião.

Sorria sempre! - é o melhor cartão de visitas.



Outro ponto importante é conhecer a empresa em que você vai fazer a entrevista, para isso pesquise no site da empresa os valores, a política, produtos, histórico.
Quando se fala em aparência, é preciso entendê-la não como beleza física, mas sim um preparo comportamental. Afinal, os primeiros segundos são importantíssimos.

Aposte sempre no uso de traje social.

As mulheres podem optar por saias, vestidos ou blazers, já os homens calça e camisa social.











(Imagens fonte: google image)

Além da vestimenta, seguem outras dicas importantes para completar o seu “visual”:

1) PosturaColuna ereta, mãos para fora dos bolsos, cabeça erguida.O profissional precisa transmitir segurança, energia e seriedade.

2) Aperto de mãoFundamental em qualquer entrevista, a dica é deixar seu interlocutor aplicar a força e ai você o acompanha na mesma medida.

3) Olho no olhoTal gesto passa credibilidade.

4) Tom de voz Fale pausadamente. Cuidado com o nervosismo.

5) Unhas Mantenha-as sempre aparadas e limpas. Se você as rói, tente parar, pois é um péssimo hábito. Para as mulheres, ao escolher um esmalte, dê preferência a cores claras e neutras.

6) Perfume Prefira fragrância neutra ou discreta, lembre-se há pessoas que são alérgicas a perfume, além de ser algo muito pessoal, o que te agrada nem sempre agrada ao outro.

7) Cabelos Devem estar sempre cortados e penteados. Para os homens, uma boa opção é o auxílio de gel. Para as meninas, cabelos presos. Caso prefiram os fios soltos, mantenha-os alinhados e não os deixe cair sobre o rosto.

8) Acessórios Relógios, pulseiras, bolsas, brincos e colares discretos combinando com a vestimenta.

9) Cor da roupaO uso de saias e decotes, nem pensar! Opte por cores neutras, como tons pastéis, marrom ou pretinho básico. Meninos, camisas brancas e azuis são bem-vindas. Atenção: não use gravata temática (desenho de um personagem). Os sapatos devem estar limpos engraxados.

Lembre-se a
“primeira impressão é a que fica”



Boa sorte em sua entrevista!!!

Soraya Dacal
Psicóloga e Orientadora Profissional
contato: orienttar@yahoo.com.br