Orientação Vocacional - Você sabe o que é Naturologia?

Definição de Naturologia segundo o site Wikipédia:

A Naturologia é uma profissão da área da saúde que utiliza métodos naturais, tradicionais e modernos de cuidado, visando a promoção, manutenção e recuperação da saúde, a melhoria da qualidade de vida e o equilíbrio do ser humano com o meio em que vive. Isso se deve ao fato de que atualmente, os processos de saúde são considerados como desencadeadores do bem estar e da qualidade de vida e estão intrinsecamente relacionados aos níveis psíquicos, emocionais, físicos e sociais.



 

O Curso de Naturologia

(fonte: Anhembi Morumbi)

A Naturologia estuda práticas e métodos naturais, tradicionais e modernos para o cuidado humano visando à expansão, manutenção e recuperação da saúde, bem como à melhoria da qualidade de vida e ao equilíbrio do ser humano com o ambiente e com a sociedade em que vive.
O Bacharelado de Naturologia é orientado pelas áreas de humanas, biológicas e da saúde, tendo como ideal abordar o indivíduo de maneira multidimensional, levando em consideração aspectos físicos, emocionais, mentais, sociais. A proposta de intervenção é desenvolver e ampliar a auto-reflexão, o auto-conhecimento, o auto-cuidado. Para tanto, utiliza-se de uma abordagem de educação em saúde que desenvolve o entendimento da co-responsabilidade do indivíduo frente à sua saúde integral.


Mercado de Trabalho

O campo profissional do naturólogo é bem diversificado. Seus conhecimentos podem ser aplicados como terapeuta em spas, clínicas e hospitais; como consultor de qualidade de vida em empresas de diversos setores; em programas e campanhas de saúde à comunidade ou ainda como pesquisador de novas ações das práticas naturais milenares e modernas.

Image 

 Matérias

- Desenvolvimento Humano e Social
- Morfologia Humana
- Princípios da Naturologia
- Processos Biológico
- Agressão e Defesa
- Estilo de Vida, Saúde e Meio Ambiente
- Práticas Em Naturologia
- Sistema Ósteo-Mio-Articular
- Sistemas Corporais
- Bioconsciência e Saúde
- Farmacologia
- Sistema Circulatório e Hematopoiético
- Sistema Nervoso
- Ética Profissional
- Filosofia Oriental e Ocidental Comparada
- Integração Biopsíquica e Psicopatologia
- Sistema Gastrointestinal


Gostou?, tem interesse por esta profissão?

Para obter maiores informações sobre o mercado de trabalho do Naturólogo e áreas de atuação clique aqui.


Veja um vídeo sobre a profissão do Naturólogo aqui.


Quer saber mais? conheça a ABRANA - Associação Brasileira de Naturologia.