Projeto CADE dá orientação gratuita a jovens que buscam financiamento para projetos culturais.

10/03/2011

A iniciativa é destinada a quem tem entre 15 e 29 anos e quer obter ajuda para tocar seus projetos artístico-culturais. Os interessados devem entrar em contato com a Associação Horizontes, executora do projeto, pelo e-mail juventude@sp.gov.br ou pelo site www.juventude.sp.gov.br.

Os projetos apoiados pelo CADE – Centro de Apoio ao Desenvolvimento e ao Empreendedorismo são os que auxiliam a expressão sociocultural ou que sejam geradores de trabalho e renda.

O Centro foi criado por iniciativa da Coordenadoria Estadual da Juventude e é executado desde o final de janeiro deste ano pela Associação Horizontes, entidade sem fins lucrativos que visa promover a geração de trabalho e renda.

“Alguns jovens nem sabem que existem financiamentos para esses tipos de projeto e, quando sabem, não têm ideia de quais são os prazos e de como se inscrever nos editais. Diante dessas dificuldades, eles acabam se sentindo desmotivados. Estamos aqui para mudar essa história!”, explica o presidente da Horizontes, Marcelo Rocha.

No CADE, o jovem tem à sua disposição todo tipo de informação sobre possibilidades de financiamento, dicas a respeito da estruturação de projetos culturais, cursos de aprimoramento de suas habilidades e até bate papos com jovens empreendedores.

O projeto tem quatro vertentes de serviços disponíveis: balcão de informações, atendimento individual, cursos de apoio e roda de conversa. Os atendimentos podem ser individuais ou em grupo.

No balcão de informações (de 2ª a 6ªf, das 9h00 às 19h00), o jovem pode esclarecer dúvidas sobre os financiamentos existentes e questões como prazos, endereços, contatos etc. Já no atendimento individual (de 3ªf a 6ªf, das 14h00 às 20h00), que tem duração de uma hora e precisa ser agendado previamente, os interessados recebem informações mais detalhadas. Isso inclui a orientação de como redigir o texto do projeto, definir a sua infraestrutura e apresentação e compor seus custos, entre outros. Ambos podem ser feitos online, por telefone ou pessoalmente, na sede do CADE (Travessa Calado, n.º 9 - Liberdade - São Paulo). O telefone para contato é (11) 3337-1602.

O programa também oferece cursos de apoio para o aperfeiçoamento das competências necessárias para ser um empreendedor de sucesso (de 2ª a 6ºf, das 19h00 às 22h00, e aos sábados, de 9h00 às 16h00). Eles são realizados esporadicamente e determinados de acordo com as dificuldades encontradas pelos jovens em seus projetos, que são detectadas no balcão de atendimento ou no atendimento individual. Outro serviço oferecido são as rodas de conversa, que dão oportunidade para futuros empreendedores trocarem experiências e informações com quem já passou pelo programa e pode compartilhar suas dificuldades e dar dicas de como superá-las. As rodas acontecem mensalmente, com horários a definir, e são divulgadas no balcão de informações e online.

Para obter mais informações sobre o CADE, basta acessar o portal da juventude pelo site www.juventude.sp.gov.br ou mandar um email para juventude@sp.gov.br.

Associação Horizontes

A Horizontes é uma associação civil certificada internacionalmente pela SGS, segundo a norma NGO Benchmarking, cuja atuação dá ênfase à educação e à qualificação profissional como forma de combate à exclusão social e para a geração de emprego e renda.

Fonte: Assessoria


(Fonte matéria: http://www.ondajovem.com.br/)